• Furacão ALEX – Grupo CEURA em alerta

    Os Coordenadores do Grupo CEURA colocaram os seus elementos em alerta para apoio nas comunicações de emergência pela passagem do furacão ALEX sobre os Açores no dia 15 de Janeiro de 2016.

    No início da tarde do dia 14 de Janeiro, ao ser dado o alerta vermelho pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) devido à passagem da então Tempestade Tropical ALEX sobre os Grupos Oriental e Central do Arquipélago, os Coordenadores do Grupo CEURA (Comunicações de Emergência da União de Radioamadores dos Açores) após autorização do Presidente da Direcção colocaram os seus elementos em alerta e informaram por email o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo como responsável máximo do Serviço Municipal de Protecção Civil desse Município, e o Presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores da sua acção, colocando assim o Grupo à disponibilidade desses órgãos caso assim o necessitassem.

    Mais tarde o IPMA informou o aumento de intensidade dos ventos e que a Tempestade Tropical passava para Furacão categoria 1, com precipitação forte, vento com rajadas máximas de 170 Km/h e agitação marítima com vagas de 18 metros.

    Os Coordenadores mantiveram os seus elementos informados com actualizações da intempérie através da página do grupo no Facebook e por SMS.

    Após a passagem do Furacão e do IPMA ter informado o termo do Alerta, e do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores ter informado que iria desmobilizar todo o seu dispositivo a partir das 15H00, informámos todos os nossos elementos por SMS e na página do Grupo no Facebook o términos do nosso alerta, agradecendo toda a colaboração dos nossos elementos.

    De salientar que durante o alerta os elementos do Grupo estiveram sempre que possível à escuta nos repetidores de VHF da ilha Terceira, Frequência directa de VHF, onde foram mantidas algumas comunicações entre os elementos do Grupo e Frequências de HF nos 20, 40 e 80 metros.

    Foi também solicitado a CT1END, Presidente da REP  (Rede de Emissores Portugueses) para haver se necessário comunicações entre o CEURA (Comunicações de Emergência da União de Radioamadores dos Açores) e o Grupo SCERA (Serviço Comunicações Emergência Radioamadores) daquela Associação. Foi efectuada uma comunicação para teste nos 20 metros com sucesso. De salientar que o Presidente da REP foi mantendo informado os elementos da IARU (International Amateur Radio Union) o “desenrolar” da situação.

    Uma vez mais, agradecemos a colaboração de todos os intervenientes que tornaram possível essa nossa acção.


  • Jantar de Natal

    Para tentar manter uma tradição criada muito recentemente, a Direcção e o Grupo CEURA (Comunicações de Emergência da União de Radioamadores dos Açores) realizaram o terceira jantar de Natal no passado sábado, dia 19 de Dezembro na Sede da Associação.

    Para ver as fotos clique aqui.


  • 4ª Feira de Rádio 2015

    Realizou-se hoje, dia 5 de Dezembro, a 4ª e ultima Feira de Rádio de 2015 na Sede da União de Radioamadores dos Açores.

    Contou-se com a presença de alguns colegas e falou-se um pouco de tudo, embora o tema principal tenha sido obviamente o Radioamadorismo.
    Foi uma tarde bem passada, com alegria e boa disposição.

    Para ver as fotos clique aqui.


  • Participação da URA no 58.º. JOTA JOTI

     

    A convite do Agrupamento 803 – São Carlos, a URA participou no 58º JOTA que decorreu no Fim-de-semana passado.
    Montámos as comunicações no pavilhão da Santa Casa da Misericórdia em São Carlos, onde estabelecemos comunicações rádio com vários países e agrupamentos de Escuteiros e Escoteiros.
    Colocámos os elementos do Agrupamento 803 a comunicar com os seus colegas noutros pontos do País e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Trabalhámos em UHF e VHF tanto em directo como por repetidores, HF, Echolink e D-Star.
    Fomos reconhecidos pelas chefias, pois conseguimos incentivar os jovens de forma que eram eles a pedirem para irem comunicar via rádio com os colegas de outros Agrupamentos.
    A equipa foi constituída por CU3AT – Gerardo Silva, CU3GQ – Rui Contente e CR8ABI – Paulo Gomes.
    Não podemos de forma alguma deixar de agradecer a forma como fomos recebidos este Fim-de-semana por todos.
    Agradecemos também aos colegas Radioamadores que nos visitaram.